Unidade única demorou quatro anos para ser construído e custou 42 milhões de reais!
Feito sob encomenda para um cliente "especial" pela Rolls-Royce Bespoke - divisão de projetos especiais - o modelo foi apresentado no Concorso d’Eleganza de Villa D’Este, na Itália. Este cliente, que prefere permanecer anônimo, encomendou em 2013 um coupé de dois lugares baseado no Phantom VII Coupé, com mais de seis metros de comprimento.
O design exterior é inspirado dos modelos da marca dos anos 30 e 40 do século passado – um requisito do cliente – o que explica a existência da grelha dianteira maior, sempre presente num Rolls-Royce, em alumínio e polida à mão. Da lista de exigências deste cliente fazia parte ainda o teto panorâmico em V, para dar maior luminosidade ao habitáculo.
O interior também obedece a alguns caprichos do cliente, como é exemplo o compartimento que substitui os bancos traseiros e que inclui um mini frigorífico. Giles Taylor, diretor do departamento de design da Rolls-Royce, classifica assim este modelo: “O Sweptail é o equivalente automóvel à alta-costura. É um Rolls-Royce desenhado e costurado à mão para servir um único cliente”.
Se as alterações exteriores são muitas, debaixo do capot nada se altera face ao atual Phantom VII, mantendo-o motor V12 de 6,75 litros e o câmbio automático de 8 marchas.
O valor de 10 milhões de libras (cerca de 42,5 milhões de reais) foi, curiosamente, acertado entre ambas as partes, num “acordo de cavalheiros”, conforme indica Torsten Müller-Otvös, CEO da marca britânica, que acrescenta que o valor acordado faz do Rolls-Royce Sweptail o modelo de produção mais caro todos os tempos.
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