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Bentley Mulliner Bacalar

O conversível (sem capota) de R$ 8,6 milhões e painel com madeira de 5 mil anos

05/03/2020 - 14:57hs

Já pensou pagar 1,5 milhão de libras (R$ 8,6 milhões na atual cotação) em um carro que não pode tomar chuva? Diante dos valores, pode chamar isso de excentricidade: o Bentley Mulliner Bacalar é um conversível de dois lugares que não conta com nenhum tipo de capota, inspirado nos antigos modelos italianos fabricados em favor do desempenho.

Isso que é ostentação: empresa centenária é responsável pelo desenvolvimento do modelo de dois lugares, que terá fabricação limitada em 12 unidades.

Apresentado remotamente por conta do cancelamento do Salão de Genebra, o modelo será limitado a 12 unidades, construídas artesanalmente pela montadora inglesa e que oferecerão diferentes opções de personalização em relação a cores e acabamentos. 

O responsável pelo desenvolvimento do veículo exclusivo é a Mulliner, empresa de 1559: registros históricos indicam que a família produzia carrocerias para carruagens ainda durante o reinado de Elizabeth I (que governou de 1558 a 1603). Atualmente, a companhia faz parte da divisão de projetos especiais da Bentley.

Inspirado no nome de um lago mexicano (e conhecido por suas belezas naturais), o Bacalar só compartilha uma única peça com Bentley Continental GTC: a maçaneta. 

Para a máquina com tração nas quatro rodas funcionar, o motor será um 12 cilindros 6.0 turbo (desenvolvidos pelo Grupo Volkswagen, o qual a Bentley faz parte), que oferece 650 cv de potência e 91,8 kgfm de torque.

Com embreagem dupla e transmissão de oito marchas, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e chega a uma velocidade máxima de 322 km/h.

Mas a exclusividade do modelo não está nos aspectos mecânicos. O painel do Bentley Mulliner Bacalar é fabricado a partir de madeira de 5 mil anos de idade.

A empresa ressalta que a sustentabilidade foi levada em conta, entretanto: a matéria-prima é extraída de árvores caídas naturalmente e que foram preservadas ao longo dos lagos e rios da região inglesa de East Anglia.

Após ser extraída do terreno original, a madeira passa por uma secagem especial e é cuidadosamente monitorada para que não perca a sua aparência original (além de não deteriorar com o passar do tempo). 

Outro detalhe curioso é uma tinta feita com cinza de casca de arroz, que possui substâncias responsáveis por ressaltar e dar brilho à pintura. Tudo isso com fibra de carbono, titânio, bronze e acabamento interno feito com couro e lã natural.

FONTE: Revista Auto Esporte (Texto)

Fotos: Bentley

 

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