UMA BREVE HISTÓRIA POR TRÁS DO MUSTANG SHELBY GT500
O Mustang Shelby nasceu como uma iniciativa da Ford em reinventar o clássico Mustang para competir com o Dodge Challenger e o Chevrolet Camaro. Os diretores da empresa pediram ajuda de Carroll Shelby, o ex-piloto texano. O trabalho conjunto resultou em um protótipo do carro espetacular que debutou nas pistas em janeiro de 1965. O Shelby GT 350 obteve o primeiro prêmio durante uma corrida em Green Valley, no Texas, um mês após sua estreia.
Em novembro de 1966, a Ford lançou o Shelby GT500 que, com o passar dos anos, se transformaria em um dos carros mais clássicos da indústria automobilística norte-americana. Apesar do sucesso absoluto nos seus anos de largada, a venda dos Ford-Shelby começou a decair pouco tempo depois. A fabricação do modelo foi interrompida em fevereiro de 1970. Era o fim da parceria entre a Ford e Carroll Shelby.
A partir de 2006, já como ano modelo 2007, a Ford e a Shelby retomaram sua parceria para lançar o emblemático GT500. O carro vinha equipado com um motor dianteiro, 5.4, V8, com compressor, que rendia 500 Hps e 66 Kgfm de torque. Tudo isso despejado no asfalto por meio das rodas traseiras. O câmbio era manual, com 6 marchas. Chassi, suspensão e freios aprimorados pela Special Vehicle Team (SVT) da Ford.
Em 2010, o GT500 recebeu seu primeiro facelift, adotando um design novo mais limpo. As mudanças não pararam por aí, o motor com bloco de ferro, ficou mais potente – 540hp e 70Kgfm de torque. A SVT aprimorou a suspensão ainda mais e as rodas mudaram de 18’’ para 19’’. O consumo de combustível melhorou e o Shelby passou a contar com sensores aprimorados para medição da qualidade de combustível utilizado.
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