Notícias | Tecnologia

mundo via bella

Em vez de retrovisores, câmeras!

Japão aprova venda de carros com câmeras em substituição ao tradicionais espelhos retrovisores. Daqui a dois anos será o resto do mundo.

08/06/2017 - 15:25hs

A ideia não é nova e tem sido vista em protótipos mas também na competição, nas 24 Horas de Le Mans, por exemplo.
A substituição de espelhos retrovisores por câmaras permite reduzir o arrasto aerodinâmico e uma redução de peso, o que melhora o consumo. Os benefícios estendem-se também à segurança, já que é um elemento protuberante a menos capaz de provocar lesões.
Outra vantagem é que pode-se melhorar a imagem digitalmente, compensando a falta de brilho e de luz, ou excesso dos mesmos, permitindo melhor visibilidade em condições noturnas e de chuva. As imagens também podem ser reproduzidas em diversas opções de telas e displays (painel de instrumentos, consola, no local do espelho de teto…).
O governo japonês foi o primeiro a aprovar a comercialização de modelos com câmeras substituindo os espelhos. A Ichikoh Industries (do Japão) e a Bosch (da Alemanha) já se propuseram a fornecer este tipo de tecnologias a construtores locais. O primeiro modelo de produção será lançado entre setembro e outubro deste ano.
Na Europa, a aprovação das câmaras “retrovisoras” deverá avançar ainda este ano. No Brasil, deve demorar pelo menos dois anos até começarmos a ver este tipo de inovação nas nossas ruas.

E aí, gostou? Compartilhe!
Gostaríamos de saber sua opinião, deixe seu comentário abaixo.

Siga navegando e explorando o Mundo Via Bella.
#MundoViaBella  |  #ViaBella20Anos

veículos para comparação (0)

abrir
fechar